terça-feira, 9 de novembro de 2010

Colonização inglesa na América do Norte

As 13 colônias
      A colonização da América do Norte possui particularidades não encontradas na colonização do restante da América. De início, podemos destacar a iniciativa privada que teve grande força no processo colonizador da América do Norte: o ideal de desenvolvimento, mesmo que usado como pretexto pêra o desenvolvimento pessoal, estava presente na mentalidade dos empreendedores que chegaram à América do Norte. Juntando-se a esse fator, temos a imigração camponesa, que em busca de trabalho e de terras para cultivar, foi aventurar-se em terras desconhecidas. Juntemos também a visão liberal dos perseguidos religiosos que se instalaram na região. Todo esse caldo fez surgir um desenvolvimento nas colônias do Centro e do Norte, visto que os laços mantidos com a metrópole não eram tão estreitos quanto os que mantinham as colônias do sul. Estas últimas desenvolveram um processo colonizador semelhante aos implantados nas colônias Ibéricas, o que hoje pode ser observado ao analisar as diferenças de desenvolvimento dos estados do sul e do norte do litoral dos Estados Unidos. Outro importante fator está ligado à independência das colônias entre si, ou seja, já havia uma autonomia que em alguns pontos se assemelha ao federalismo. No entanto, as suas relações com a colônia podem ser vistas quando se leva em consideração as diferenças relativas ao desenvolvimento alcançado pelas colônias do Norte, do Sul e do Centro. Não se podem excluir as características naturais que influenciaram essa diferenciação, pois a facilidade em cultivar produtos foi importante para a exploração realizada no sul, já no norte não houve tal facilidade e a pesca foi bastante praticada.
         A luta travada entre franceses, ingleses e espanhóis pela região da América do Norte traduz a importância econômica dessa região. Cinco guerras foram travadas envolvendo tais países, aonde todas envolviam a busca por territórios e riquezas, sendo que a Inglaterra, mesmo enfraquecida economicamente, saiu vencedora.
          É possível fazer uma comparação da colonização dos Estados Unidos com a do Brasil .O primeiro fator se refere à diversidade de povos que aqui se instalaram. Temos como a primordial diferença os seus objetivos ao chegarem às novas terras: enquanto na América do Norte a intenção era habitar e desenvolver o local (quando tratamos do norte e do centro das colônias), no Brasil e no restante da América Latina o propósito era apenas de explorar e conter de todas as formas o desenvolvimento das colônias. E isso reflete nos dias de hoje: enquanto vivemos em um país de terceiro mundo, com subemprego e um número exorbitante de analfabetos, a América do Norte apresenta melhores quadros nos quesitos expostos.