sábado, 14 de maio de 2011

O cangaço e suas lendas

Lampião: O "rei" do cangaço
      O cangaço é um tema bastante recorrente e controverso no âmbito da história do Brasil. Esse movimento também ficou conhecido como banditismo e teve suas causas nos problemas sociais que estavam presentes na realidade no Nordeste entre meados do século XIX e o ano de 1940. O aspecto mais marcante nesse tema são as práticas violentas que eram utilizadas pelos cangaceiros contra os moradores da região Nordeste. Entretanto, são várias as peculiaridades que podem ser abordadas nesse tema tão rico. As lendas e mitos em torno da figura dos cangaceiros são alguns exemplos, visto que elas ainda povoam o imaginário de alguns nordestinos, principalmente daqueles que viveram na época do cangaço. Vamos mostrar aqui algumas dessas lendas: 
      A primeira delas diz que Lampião e seu bando jogavam as crianças pequenas para o alto e sustentavam as mesmas com punhais. Interessante que ouvi essa história de uma senhora que vivenciou esse período, e os seus pais alertavam que ela não saísse de casa por esse motivo. Em outra pesquisa constatei que essa história havia sido espalhada pelos policiais que procuravam capturar Lampião. Em outra lenda, os mais velhos afirmam que os policiais não conseguiam capturar Lampião por que ele se “envultava” na caatinga, ou seja, ficava invisível. Outras pessoas chegavam a afirmar que ele se tornava um macaco e se esconda nas árvores.
       Bom, pode ser que alguns desses mitos tenham realmente ocorrido, já outros são difíceis de acreditar na sua veracidade. Entretanto, não é isso que queremos abordar aqui, mas sim como o imaginário popular é formado através dos acontecimentos que ocorrem em determinada época. Talvez o medo fizesse com que essas pessoas acreditassem e ainda acreditem em tais mitos.